segunda-feira, 16 de novembro de 2009

ATÉ ONDE VALE A PENA SER UMA FUNCIOÁRIA PADRÃO?


Querido povo de Tucano, em vinte e sete anos de dedicação a uma das mais honradas atividades humanas, a enfermagem, tenho norteado minha conduta profissional pela ética, seriedade, pontualidade, humanização e acima de tudo respeito ao outro. Seja ele, médico, motorista, diretor, paciente, acompanhante. Em fim a todas as pessoas que direta ou indiretamente mantiveram em minha jornada de trabalho o privilégio de solicitar meus préstimos. O hospital Mariana Penedo é o cenário onde mesmo diante da dor da enfermidade coloco meu amor ao próximo.

Nos últimos quatro anos e dez meses, na condição de Técnica em Enfermagem concursada, trabalhei de forma exemplar no centro de saúde doutor Osvaldo Assumpção. Lá construir uma rede maravilhosa de amizades, seja com os queridos colegas de trabalho, seja com os pacientes que lá se dirigiam em busca de atendimento. E como não poderia ser diferente coloquei minha competência, minha experiência profissional a serviço sem qualquer tipo de distinção. Um dever de profissional, uma prazer pessoal.

Sem haver nenhum problema, seja com qualquer cidadão de Tucano, direção ou colega de trabalho; fui surpreendida na última quarta-feira dia 11 com um comunicado expedido pela Secretaria Municipal de Saúde, de que a partir daquela data não faria mais parte do quadro do Osvaldo Assumpção. Não pedir para sair muito menos dei motivo para tal atitude da Secretária Giltânia Santos de Jesus Santana, num gesto tipicamente autoritário, descabido, violento e sem motivação ética.

Deixo o centro de saúde Dr. Osvaldo Assumpção com a plena consciência do dever cumprido, na certeza de que o tempo, o verdadeiro senhor da razão, colocará todas as coisas e pessoas em seus lugares. Estou como sempre estive: em paz, de cabeça erguida e pronta para continuar na longa trajetória da vida. Afinal “é difícil ser humilde quando se é brilhante”.

Leonice Coelho Freire – Técnica em Enfermagem.