terça-feira, 23 de novembro de 2010

Democracia SIM Ditadura NÃO

Democracia, Regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Nas DITADURAS, não existe poder político, os governantes aplicam atos de coação sem visar o bem público.
Em um governo Democratico os verdadeiros representantes do povo, não tomam nenhuma decisão em nome daqueles que os elegeram,sem que estas sejam de interesse coletivo.
Em Tucano podemos citar algumas formas de abuso de poder:
• Econômico: Indivíduo que tira vantagem ilícita do dinheiro ou bens materiais em detrimento de outrem (compra de voto...);
• Político: O uso da autoridade legítima a influência para sobrepujar o mais fraco de modo ilegítimo (Vereadores obedientes ao sistema);
• No domínio da informação: Recurso utilizado por quem detém o conhecimento ou a informação e os nega aos demais como forma de proteger-se ou de tirar vantagem (Programas Assistenciais);
• Assédio Moral no Trabalho, A exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras. Este tipo de assédio é mais comum por aqui, as relações hierárquicas autoritárias e desiguais, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e antiéticas. (Comandas por-Tica);
• Coerção, É praticada constantemente em Tucano, o poder público, pressiona, intimida, ameaça, escraviza (Praticada com quem faz oposição ao governo);
• Os apadrinhamentos, o autoritarismo para favorecer outrem de forma ilícita são constantes no município de Tucano. (Nepotismo);
• O abuso do poder econômico, Um dos principais geradores de injustiça social. Aquele que vende o seu voto, não tem direito a reivindicar políticas que promovam o bem comum. (A mais praticadas em nosso município).

domingo, 21 de novembro de 2010

DESABAFO


Oligarquia, este é o mais novo título dado ao grupo do prefeito José Rubens,vereadores adeptos do atual regime que impera na cidade de Tucano. Até pouco tempo costumávamos falar carinhosamente “a nossa querida Tucano”, esta frase ficou no passado, atualmente as pessoas costumam dizer “Tucano é a cidade dos Arrudas”.
Queridos conterrâneos, tudo isso é o fim, o caos, a desgraça, isso aniquila o passado e denigre o presente.Tudo que esta acontecendo é o resultado da péssima escolha feita por pessoas sem sonhos, sem aspirações, sem discernimento, pessoas sem rosto, sem cara, porque não dizer sem visão futurista, que se trocam por míseros empregos e altos salários, muitos deles se vendem por ínfimo valor. Estas podemos assim dizer são pessoas egoístas, que não pensam no bem comum.
O regime aqui imposto caracteriza a covardia, onde os “artistas” dessa peça dramática são os sete vereadores que se curvam aos desmandos e caprichos do coadjuvante Rubinho.
Precisamos unir forças e de mão dadas lutarmos para uma cidade prospera e progressista, uma cidade aconchegante como tantas outras por esse Brasil afora, é lamentável assistir a tudo isso sem poder fazer nada, ver um pequeno grupo apoderando-se do bem público. Será que estamos vivendo em terras de índios, mas dizem que aqui já tem até “Cacique”.
Quero neste meu desabafo mencionar a covardia dos sete vereadores pela votação e aprovação de um terreno para a Igreja Batista Boas Novas na qual a Mamãe do Prefeito é a principal membro. Na seção de 09/11 um certo pastor ao fazer uso da palavra fez referencias no sentido de que só as igrejas podem tirar os jovens das drogas e prostituição. Não concordo com as palavras do pastor, pois ele congrega em um bairro desta cidade que tem um dos maiores índices de jovens viciados. Eu também quero me referir que prostituição não é exclusividade da mulher. Existem exemplos em nossa cidade de pessoas (homens e mulheres), que nasceram no seio de famílias que se dizem convertidas que levam uma vida devassas e desregrada.
Acredito que existem muitas outras formas de libertar os jovens dos vícios: A família é a principal responsável, as políticas públicas, a índole dos cidadãos, o caráter, o lazer... e o trabalho.
No momento a nossa cidade está mergulhada na violência, em roubos e assaltos, no desemprego e cadê a ação do gestor para evitar tudo isso, suas atitudes demonstram que ele esta mesmo preocupado em satisfazer caprichos de pessoas do seu convívio habitual.
Fico bastante admirado ao ouvir as pessoas que dizem pregar a palavra de Deus, com a bíblia debaixo do braço, mas ao mesmo tempo praticam a exclusão e a discórdia, (falsos, hipócritas, demônios), muitos podem tentar enganar o mundo inteiro, mas com certeza a Deus não vão conseguir enganar.
Precisamos urgentemente de fontes geradoras de renda, para aquecer o comércio local, estamos a beira de um colapso, o comércio parado e fracassado, pessoas sem emprego, sem saúde, educação, lazer e sem ter o que comer.
A desigualdade por aqui é muito grande, poucos levam uma vida de urgias, de prazeres carnais e muitos vivem em situação de miséria.
Existem comentários de que o Prefeito disse que festas geram rendas, só se for em Caldas do Jorro, pois a sede do município foi a primeira a ser excluída do calendário de festas. O Prefeito não está preocupado nem um pouco com nossa cidade, por um lado exclui os jovens do lazer e por outro se utiliza do patrimônio público para fazer doações.
De uma coisa eu tenho certeza tem muita gente precisando ser convertida, principalmente as de cabeça fúteis, vazias (oca), aqueles que têm várias personalidades (mil e uma faces). Este é um desafio para os Super – Pastores.

A vocês meus caros: Deputado Gildásio Penedo Filho e Gildásio Penedo (vice-prefeito, levantem do berço esplêndido e acordem desse sono profundo, usem o podem dado pelo povo de Tucano para expulsar do poder quem de fato merece.

Aos tucanenses, despertem, acordem, levantem-se das esteiras no chão, pois em alcovas macias dormem e repousam a família “Arruda”.
A você Prefeito cuidado com “o grito dos excluídos”;

Quero aqui mencionar que não tenho nada contra Evangélicos nem Católicos, o que está em discussão são problemas de ordem administrativa em nosso município.

Paz e Bênçãos a todos