sábado, 23 de abril de 2011

Sábado de Aleluia, significado e tradição


O Sábado Santo, também chamado Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo. Nas Filipinas, nação notoriamente católica, chama-se a este dia Sábado Negro. O Sábado de Aleluia é o último dia da Semana Santa.
Na tradição católica, é costume os altares serem desnudados, pois, tal como na Sexta-Feira Santa, não se celebra a Eucaristia. As únicas celebrações são as que fazem parte da Liturgia das Horas. Além da Eucaristia, é proibido celebrar qualquer outro sacramento, excepto o da Confissão. São permitidas exéquias, mas sem celebração de missa. A distribuição da comunhão eucarística só é permitida sob a forma de viático, isto é, em caso de morte.

Muitas das igrejas de comunhão anglicana seguem estes mesmos preceitos. Já a Igreja Ortodoxa, bem como os ritos católicos orientais, seguem as suas próprias tradições e possuem terminologia própria para estes dias e respectivas tradições e celebrações. Como é de esperar, apesar de a Páscoa e os dias relacionados serem importantes para todas as tradições cristãs, do Mormonismo ao Catolicismo, as celebrações variam grandemente.

Antes de 1970, os católicos romanos deviam praticar um jejum limitado: por exemplo, abstinência de carne de gado, mas consumo de quantidades limitadas de peixe, etc. Em alguns lugares, a manhã do Sábado de Aleluia é dedicada à "Celebração das Dores de Maria", onde se recorda a "hora da Mãe", sem missa.

É no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional Malhação de Judas, representando a morte de Judas Iscariotes.

No Sábado Santo, é celebrada a Vigília pascal depois do anoitecer, dando início à Páscoa.

Sábado: remonta à Criação, passa pelo Êxodo e vai até ao fim do Apocalipse.

Reflexão: A força da humildade


Humildade é a virtude que nos torna abertos a aprender e mudar. Ela só é possível quando temos auto-respeito, que só pode vir com autoconhecimento. Conhecer-se é entender que somos parte de um todo, como um raio de uma roda. Não somos tudo, também não somos nada. É a humildade que cria este entendimento e nos mantêm em equilíbrio.
Quando não somos apegados às nossas boas qualidades nem às nossas fraquezas, podemos lidar com ambas. Através de cultivo amoroso, nossas qualidades positivas crescem e servem outros. Através da atenção e honestidade, nossas fraquezas diminuem.

Humildade é nossa maior proteção. Ela nos mantém alerta para todas as possibilidades, desde sermos enganados até a de criarmos os mais surpreendentes milagres. Humildade é o fruto do auto-respeito: uma pessoa humilde nunca teme perder. Para isso precisamos sempre ir para dentro de nós mesmos. Nada e ninguém podem nos tirar esse recurso.

Humildade nasce da segurança interna, nos deixa prontos a comunicar, cooperar com novos pensamentos e idéias. É a prova da maestria de ter conquistado o “eu” e “meu” limitados que anulam o respeito e a amizade. Nós devemos ser tutores, não donos. A posse automaticamente cria o medo de perder. Ser um tutor nos dá entendimento que nada e ninguém é nosso. Paradoxalmente, ao renunciar tudo, recebemos tudo. O que precisarmos virá até nós, mais cedo ou mais tarde. Há o suficiente para todos.

A maior humildade de todas é reconhecer e aceitar que existem leis além daquelas dos seres humanos e que não somos o padrão do universo. Os princípios eternos protegem e governam o bem-estar de todas as formas de vida. Quando nos alinhamos com as verdades eternas, encontramos a liberdade, nosso caminho. Alinhamento às leis divinas não nos limita ou anula. Ao contrário, as leis eternas são o meio que permitem a expressão completa do indivíduo. Não há transgressão, uma vez que respeito é sempre dado à individualidade dos outros. A harmonia é mantida.

Com humildade reconhecemos o direito que todas as coisas têm de existir; existir em liberdade e existir em felicidade. Este direito inato é uma lei imortal. Subserviência nos relacionamentos ou aos objetos materiais é resultado do medo; medo de sermos nós mesmos; a falta de coragem de enfrentar, de mudar, de mover numa outra direção. Auto-respeito nos libera do medo e da dependência. Quando não pensamos profundamente o suficiente por nós mesmos, nos tornamos subservientes às opiniões sociais e às pessoas com as quais interagimos.

Humildade traz introspecção, começamos a examinar as emoções que nos limitam. Abre a porta para o autoconhecimento. À medida que crescemos em autoconhecimento, crescemos em auto-estima. Com essa estabilidade interior não há medo do que é diferente. Não há desejo de controlar pessoas ou situações. Sabemos que as coisas certas irão acontecer da forma correta, no tempo certo. Humildade é a outra face do auto-respeito. Quanto maior a humildade, maior o auto-respeito. Nada e ninguém são uma ameaça. Nós somos livres.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Petista pede recursos para Uneb em Tucano


Com o objetivo de aumentar o acesso à educação gratuita e de qualidade, a deputada Fátima Nunes (PT) apresentou indicação ao governador Jaques Wagner para que determine à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) a liberação de recursos financeiros para a implantação de um campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) no município de Tucano. “Contamos com a acolhida do governador no sentido de agilizar o atendimento da presente indicação, que, sem dúvida alguma, irá proporcionar um grande desenvolvimento social, cultural e educacional no município de Tucano”, afirmou a deputada petista.
Tucano é um município do sertão baiano que se destaca por abrigar uma estância hidromineral, Caldas do Jorro. Sua distância da capital é de 256km. Seu forte na economia é a agricultura e o turismo. Sua população é formada por mais de 53 mil habitantes. Segundo Fátima Nunes, a implantação de um campus no município atenderá a demandas de estudantes, tanto do município quanto de regiões circunvizinhas, vez que mais alunos terão acesso ao ensino superior. “Além de terem direito a uma educação de nível superior, gratuita e de qualidade, os estudantes não mais serão obrigados a se deslocarem para outras cidades em busca deste conhecimento”, justificou a deputada Fátima Nunes.
Fonte: Diário Oficial do Legislativo

Município de Tucano está entre os 280 com recursos suspensos pela CGU


O Ministério da Saúde suspendeu a transferência de recursos referentes aos programas Saúde da Família e Saúde Bucal para 280 municípios que não corrigiram irregularidades detectadas em auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU).
Dentre eles, estão inclusos os municípios de América Dourada, Maiquinique, Cabaceiras do Paraguaçú e Tucano, na Bahia.
Os recursos são repassados às equipes dos programas e a transferência fica suspensa até que as falhas sejam reparadas. De acordo com o Ministério da Saúde, esses problemas não se relacionam necessariamente a fraudes, mas a falhas cometidas pelas equipes, como a falta de documentos ou duplicidade de pagamentos.
Em 2008, a CGU fiscalizou 240 municípios e constatou que 90% das famílias recebiam visitas dos agentes comunitários de saúde. Nos casos em que foram identificados problemas graves, a Secretaria de Atenção à Saúde emitiu portarias suspendendo as transferências de recursos financeiros a esses municípios.
A cada sorteio da CGU, são selecionados 60 municípios para serem vistoriados. Foram promovidos 33 sorteios, até o momento. De acordo com a portaria publicada hoje (7) no Diário Oficial da União, a medida faz parte dos esforços do ministério no sentido de promover a transparência nos repasses de recursos para a atenção básica à saúde.

Impasse impede investimentos na Bacia de Tucano Sul

A despeito da movimentação da Petrobras e do governo baiano, não há sinais de solução para o impasse que se formou em torno dos 28 blocos de exploração da Bacia de Tucano Sul, licitados no final de 2006. Segundo estimativas, aáreade190 quilômetros quadrados, que envolve oito municípios baianos (Araci, Biritinga, Sátiro Dias, Inhambupe, Nova Soure, Cipó, Itapicuru e Olindina) deve receber um investimento da ordem de R$ 700 milhões com a superação do problema.
O plano de exploração prevê a perfuração de 38 poços, sendo nove 100% Petrobras, 14 em consórcios entre a estatal e outras empresas e 15 de outras operadoras. A expectativa é de que a atividade gere mil empregos diretos nos equipamentos sísmicos, além de outros 250 nas sondas de perfuração.

ENERGIA Plana de exploração de petróleo prevê a perfuração de 38 poços em oito municípios baianos
Tucano Sul foi uma das duas áreas que chegaram a ser licitadas durante a 8ª Rodada de Negociações, antes que o processo licitatório fosse suspenso judicialmente. A página sobre a rodada, no portal da ANP, mantém um comunicado de 2007, informando que a licitação permanece suspensa.
“A 8ª Rodada está suspensa.
“Não foi concluída por conta de um processo judicial e não é uma coisa que dependa da Petrobras”, disse o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, lembrando que ANP ainda não decidiu o que será feito. O dirigente acredita que algumas áreas de Tucano podem ser apresentadas na 11ª Rodada. “Mas isso é uma questão que ainda não foi definida, é um problema da formalização da concessão que não foi feita ainda”, diz.
O assunto vem sendo tratado entre membros da direção da estatal e do governo baiano pelo menos desde maio de 2010. Em uma correspondência ao governo baiano, um dirigente da Petrobras destacou que no momento em que a rodada foi suspensa, os blocos da Bacia de Tucano Sul já teriam sido “ofertados e arrematados, com as operações definidas”. Na mesma correspondência, a posição expressa pelo dirigente é de que a questão judicial já haveria sido superada e restaria apenas a necessidade de uma decisão da ANP de assinar os contratos de concessão com as empresas vencedoras.
A argumentação, que sugere a participação do governador Jaques Wagner em tratativas do Estado junto a ANP, destaca o impacto que o investimento teria nos oito municípios que seriam beneficiados com a atividade De acordo com um comunicado da ANP,o futuro das áreas que chegaram a ser oferecidas na 8ª Rodada será decidido pela Justiça. A Agência informa ainda que áreas da 11ª Rodada não foram definidas. (Informações de Donaldson Gomes |A Tarde).

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Um mal terrível em nosso mundo, na nossa história

Pegando uma carona no artigo do Sr. Everaldo Goes. Muitas vezes nos detemos nos grandes jornais do sul, mas é aqui perto de nós que encontramos assuntos palpitantes que de fato dizem respeito ao dia-a-dia. Intolerância é um deles.
A intolerância que inclusive leva ao bulling e outras mazelas, tenham elas denominação estrangeira ou não, nos leva também a sermos cada dia mais monitorados em nossa liberdade de expressão e quem sabe até mesmo a de ir a vir. Se a pessoa não sabe conviver em grupos, se a tudo discrimina e incrimina, as ditas minorias vão se tornando maioria e encostando a todos na parede, na defesa dos seus direitos, nada mais justo. Mas que o mundo ao nosso redor se torna sufocante e insuportável não resta a menor dúvida. No final, vamos nos queixar a quem?
Nós não só fazemos a nossa história, nós fazemos história e temos a obrigação de deixarmos o mundo tolerável para quem chega. Assim que deve ser.

Brasileiro está fumando menos mas continua sedentário

A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel Brasil 2010) indica que o brasileiro está fumando menos, mas permanece sedentário e tem alimentação pouco saudável. O estudo foi divulgado hoje (18) pelo Ministério da Saúde.
De acordo com os dados, a proporção de fumantes na população caiu de 16,2% para 15,1% no período de 2006 a 2010, com redução entre os homens. Na população masculina, o hábito de fumar caiu de 20,2% para 17,9%, enquanto as mulheres registraram um índice estável de 12,7%.
O Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, admite que a queda na prevalência de fumantes no país é “lenta”. Segundo ele, a preocupação maior está no fato de que pessoas com menor escolaridade (até oito anos) fumam mais – 18,6% em relação às mais escolarizadas (12 anos ou mais).
“Grande parte do êxito brasileiro se deve à propaganda, mas cremos que podemos ir mais além”, disse, ao se referir às imagens de uso obrigatório em maços de cigarro que alertam para os problemas associados ao tabaco.
Em relação aos hábitos alimentares dos brasileiros, a pesquisa mostra que a população está consumindo menos feijão (importante fonte de ferro e fibras) e mais leite integral, além de carne com gordura aparente. O índice de adultos que consomem feijão pelo menos cinco dias da semana, por exemplo, passou de 71,9% em 2006 para 66,7% em 2010.
Outro fator considerado preocupante pela pasta trata do consumo da quantidade recomendada de frutas e hortaliças – cinco porções diárias, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os alimentos, nessas proporções, são consumidos por apenas 18,2% da população.
A Vigitel Brasil 2010 revela também que 14,2% dos adultos no país são sedentários e, portanto, não praticam nenhum tipo de atividade física durante o tempo livre, durante o deslocamento para o trabalho ou durante atividades como a limpeza da casa. Apenas 14,9% dos entrevistados declararam ser ativos em tempo livre.
Os dados indicam ainda que 30,2% dos homens e 26,5% das mulheres assistem à televisão mais de três vezes ao dia.
Esta é a quinta edição da pesquisa, realizada desde 2006 por meio de entrevistas telefônicas com adultos (maiores de 18 anos). Em 2010, 54.339 pessoas foram ouvidas – cerca de 2 mil para cada capital brasileira.
Paula Laboissière - ABr

José Nunes se diz encantado pelo PSD


O deputado José Nunes (DEM) em entrevista a Dilson Barbosa na manhã desta terça-feira (19), afirmou que está encantado pelo partido fundado por Gilberto Kassab, o PSD (Partido Social Democrata). Ele salientou que sempre militou no DEM, desde o antigo PFL, mas que agora vai lutar para que o partido se consolide a nível nacional.
Ele salientou que na Bahia 6 deputados já assinaram a intenção se transferência para o PSD, e que este “nasce um partido forte tanto a nível nacional, quanto estadual”, afirmou. O deputado avalia que a sigla será a segunda força política na Assembléia Legislativa.
José Nunes acredita que o partido nasce com uma filosofia nova, “esse é o grande atrativo” e completou “começa com uma ideologia forte”, afirmou.
O deputado democrata contraria tudo o que o atual presidente do DEM, José Carlos Aleluia, acredita. Aleluia, em entrevista a Dilson Barbosa, avaliou que o PSD nasce sem cérebro e sem história. Já o deputado José Nunes enxerga muitas perspectivas para o comentado partido de Kassab.
Nas últimas eleições, o deputado José Nunes contou com o apoio do vereador Lulinha (DEM) para obter fotos feirenses.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Pai do deputado Gildasio Penedo deve ser o candidato da situação em Tucano

A discussão sobre as eleições de 2012 ainda não está na pauta de prioridades do prefeito Rubinho, em Tucano, mas o assunto já se encaminha a passos largos nos bastidores. E, pelo visto, o atual vice-prefeito Gildásio Penedo, pai do deputado estadual Gildásio Penedo Filho - que está se transferindo do DEM para o PSD -, caminha para ser o candidato do grupo. Apontado como o candidato natural do chamado Grupo da Aliança, o vice-prefeito Gildasio Penedo age discretamente. Mas, segundo comentários nos bastidores da política municipal, já existe um acordo para que a vereadora Branca seja a vice na chapa. Nesse sentido, já aconteceram várias reuniões entre o Prefeito Rubinho, a vereadora Branca, o secretario de Governo Gutemberg, a senadora Lidice da Mata e o Deputado Gildasio Penedo. Mas existem outros pré-candidatos como a professora Tica, Sóstenes e o empresário Bosco Noronha, todos do PSB. Por isso a escolha do candidato ainda está na fase de conversas. História Em 2003, com o rompimento com o então prefeito Arilton Dantas, a vereadora Luciene Anicácio (PSB) procurou o empresário e bancário Rubens Arruda (PT) e o convidou para se filiar ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Rubinho como é conhecido por todos os tucanenses, aceitou o convite e, naquele momento, surgiu uma terceira força política no município, no inicio de 2004. O grupo, formado por Rubinho, Luciene, Gutemberg, Nilton Brito e Bosco Noronha procurou o deputado estadual Gildasio Penedo e fez o convite para que o seu pai, ex-prefeito Gildasio Penedo, participasse da chapa majoritária para as eleições municipais de 2004. Estava formada, assim, a ”Aliança da Vitoria”, um novo grupo político que não só ganhou as eleições de 2004, com uma frente de 1.367 votos, como a reeleição de 2008, ampliando a frente para 3.312 votos, impondo uma derrota ao tradicional adversário Arilton Danas, e quebrando um tabu no município. Hoje o grupo conta com oito vereadores, a Presidente da Câmara, Branca (PSB), Carlinhos Torquato (PSB), Jorge Seixas (PSD), José Macedo (PDT), Maísa (PDT) Hélcio Reis (PDT) e Belmiro (PMDB), que, embora esteja afastado do Prefeito, ainda não tomou uma decisão política. Depois que terminar de exercer o seu mandato o Prefeito Rubinho deve voltar a suas atividades como funcionário do Banco do Brasil, embora tenha o convite da senadora Lidice da Mata (PSB) para ser candidato a deputado nas eleições de 2014. Oposição Na oposição, o nome mais forte continua sendo o do ex-prefeito Arilton Dantas (PSDB), que, se for candidato, é um dos favoritos à sucessão de 2012. O seu grupo político conta com dois vereadores: Ronaldo e Zé Bueiro. Mas comenta-se também que o filho do ex-prefeito, Arilton Junior, pode ser o candidato a prefeito numa composição com Dr. Igor (PT). No Partido dos Trabalhadores o nome já definido é o do medico Dr. Igor, mas ultimamente surgiu também o do empresário Radamés. Contudo, este terá dificilmente de decolar por não ter o nome consolidado nem possuir estrutura política para se manter como pré-candidato. Por Evandro Matos – especial para Interior da Bahia