quarta-feira, 9 de junho de 2010

Vereador denúncia irregularidades na Câmara Municipal de Tucano

Em entrevista ao repórter Gil Santos, o vereador Ronaldo Moura Dantas (PRB), falou sobre o projeto de lei de sua autoria, que autoriza a transmissão das sessões ao vivo via radio para que a população mais distante da sede possa acompanhar os trabalhos do poder Legislativo Municipal de Tucano. Falou ainda da existência de carros fantasmas locados na Câmara.

Uma das colocações do Vereador Ronaldo Moura Dantas, foi relacionada ao fato do Presidente Belmiro Ferreira, por não ter colocado seu projeto em pauta a fim de ser apreciado pelos demais colegas, uma vez que o mesmo foi enviado a casa desde 22 de abril do corrente ano.

O vereador Ronaldo foi enfático ao mencionar que já fez diversas cobranças na Tribuna da Casa, em relação ao referido projeto, mas até esta data não obteve êxito.

Acredita ainda que a não aprovação do projeto se dá ao fato de tantas irregularidades existentes na Gestão Belmiro Ferreira, uma vez que a aprovação deixaria a comunidade ciente de fatos que causariam muitos prejuízos políticos para quem as cometem.

Em sua fala o Vereador Ronaldo, falou ainda a respeito de três veículos locados a Câmara, sendo eles: um Gol VW de placa policial KGD 37 28, e dois Celtas GM, um com a placa policial JOG 7938 e outro com a placa policial JOG 8384, todos locados na locadora do Senhor Ribamar Martins de Jesus. O valor pago pela locação dos carros pelo período de onze meses no ano de 2009, custaram aos cofres da Casa da Cidadania exatamente 66.000,00 (sessenta e seis mil reais).

O mais chocante disse Ronaldo, é que os referidos veículos foram vendidos em fevereiro de 2009, logo após a assinatura do contrato e que mesmo sem a existência dos veículos o Presidente Belmiro usou e abusou do dinheiro público pagando notas fiscais pela “compra” de peças, pneus e outros serviços de manutenção para os veículos que só existiam na fértil imaginação do Vereador Belmiro.

Dantas classificou isso como lavagem de dinheiro e abuso de poder. Afirmou ainda que as denuncias já foram encaminhadas ao Ministério Público e ao Tribunal de contas dos Municípios, pelos vereadores Ronaldo Moura Dantas (PRB), Maisa de Jesus Macedo (PDT), Hélcio Reis de Santana (PDT) e José de Lima Reis (PSDB).

Tucano, 09 de junho de 2010.
Postado Por Edgar Ferreira.

Metas do Milênio na Bahia















Abaixo o artigo intitulado ‘As Metas do Milênio na Bahia‘, do deputado federal Luiz Carreira, publicado no site Bahia Notícias.
A Cúpula do Milênio, da Organização das Nações Unidas, fechou no ano 2000 um compromisso para garantir uma vida melhor em 2015. Naquele momento, foram pactuadas as Metas do Milênio, que passaram boa parte dos últimos anos esquecidas pela sociedade brasileira. Acabar com a extrema pobreza e a fome, garantir educação universal e de qualidade, promover a igualdade entre os sexos, erradicar doenças que matam milhões, reduzir a mortalidade materno-infantil e criar alicerces para o desenvolvimento sustentável dos povos. Essas são algumas das metas da ONU que devem ser alcançadas até 2015.
Elas fazem parte da Declaração do Milênio, adotada pelos 191 Estados-membros das Nações Unidas no dia 8 de setembro de 2000. O documento é fruto do esforço para sintetizar acordos internacionais já pactuados em várias cúpulas mundiais ao longo dos anos 90 e traz uma série de compromissos. Se forem cumpridos os prazos fixados para alcançarmos as metas, o destino da humanidade neste século vai melhorar sensivelmente.
Na Bahia, temos um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,742, que é considerado médio. Mas, em 189 municípios, mais de 70% da população vive na extrema pobreza. É preciso estabelecer, urgentemente, diretrizes para um Plano Baiano de Combate à Pobreza que garanta resultados concretos. Os estudos que medem o IDH revelam que 47,5% das famílias na Bahia sobrevivem com menos de meio salário mínino. Ou seja, quase a metade da população do Estado vive abaixo da linha da pobreza. Sobre a frequência escolar, a posição mais preocupante é em relação aos alunos de 15 a 17 anos que não concluíram o ensino fundamental. Nesse item, a Bahia ocupa o 23º lugar entre os Estados brasileiros.
Além disso, 35% dos alunos de 7 a 14 anos do ensino fundamental já repetiram o ano escolar pelo menos uma vez e estão fora de sua série adequada. No ensino médio, a situação também é crítica, com 50% dos alunos de 15 a 17 anos fora de sua série por já terem repetido o ano ao menos uma vez. A Bahia também apresenta números preocupantes em relação à taxa de mortalidade infantil. São 21 mortes a cada mil bebês nascidos. A taxa de mortalidade materna é a oitava mais alta do país, com 60 mortes a cada 100 mil bebês nascidos vivos.
A meta para a Bahia seria de 12 mortes para cada 100 mil. Esse é um dado alarmante, pois o índice de mortalidade de mulheres é cinco vezes maior do que a meta. Sobre habitação, a Bahia também tem indicadores negativos. Ocupa o 14º lugar entre os Estados do Brasil no ranking de abastecimento de água tratada. Só 26% da população têm acesso a sistema de esgotamento sanitário, o que também é um caso de saúde pública. Sabemos que, se tivéssemos esgoto sanitário e água tratada nas residências, inúmeras doenças que podem levar à morte poderiam ser evitadas.
Essas informações não podem ser apenas linhas de um artigo. Temos que agir. Temos que nos mobilizar e debater com a sociedade o que estou denominando como Plano Baiano de Combate à Pobreza, desenvolver ações para que a pobreza seja enfrentada e superada em conjunto pelos governos Federal Estadual, Municipal e pela sociedade civil. Não alcançaremos as Metas do Milênio sem a ampla participação de todos os atores em uma agenda social ampla e isso requer o desenvolvimento dos Estados. É importante ressaltar que foi assumido um compromisso pelos governadores do país de cumprimento destas metas. Isso significa que o próximo Chefe do Executivo baiano terá a responsabilidade de apresentar as metas baianas alcançadas em 2015, ao final do seu mandato.
LUIZ CARREIRA

Dep. Marcelo Nilo participa de encontro com lideranças do município de Tucano

Na noite desta segunda-feira (07), o deputado Marcelo Nilo esteve no município de Tucano, onde participou de um encontro com lideranças de diversas comunidades da cidade e região. O evento promovido pelo ex-prefeito Arilton, reuniu cerca de 100 pessoas, representantes da população local, que ouviram as palavras do deputado.
"Qualquer deputado gostaria de estar aqui no meu lugar sendo apresentando por Arilton, um homem íntegro, sério e que sabe fazer política", afirmou Nilo. O deputado declarou que teve uma boa votação em Tucano em 2002, mas sua relação com a cidade começou na infância.
"Nesses últimos três anos eu tive dificuldade de ajudar Tucano por não ter representatividade na cidade, agora com Arilton será diferente, poderemos trazer muito para o município", garantiu. Nilo citou ainda uma das principais obras do governo Wagner naquela região, o Tucano Sul, que vai levar água para toda a região e assegurou que muitos benefícios poderão ser conseguidos para a população da cidade daqui pra frente.
O ex-prefeito Arilton agradeceu a presença da população e reafirmou a seriedade do trabalho do deputado. "Eu quero agradecer a todos que vieram de longe para esse encontro e dizer que Marcelo foi um homem eleito quatro vezes na oposição, isso quer dizer que não basta ter força política, mas a vontade do povo sim é que prevalece", arrematou.