quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Prefeitos do CONSISAL iniciam uma luta pela Universidade do Semiárido.



Prefeitos, além de vice-prefeitos, secretários e assessores, estiveram reunidos na tarde de segunda feira dia 02 de agosto com o reitor Dr. Paulo Gabriel da URFB-Univarsidade Federal do Recôncavo Baiano para entrega de um documento através do qual pleiteiam a implantação de um Núcleo da URFB no Semiárido, especificamente na Região do Sisal território de atuação do CONSISAL.

Antes da entrega do documento, o reitor ouviu explanações da prefeita Cecília do município de Itiúba que é a presidente do Consórcio, ouviu atentamente justificativas de outros prefeitos como a prefeita Nenca de Araci, Osni Cardoso de Serrinha e depois se pronunciou falando do momento impar do encontro e foi animoso em dizer que o pleito dos prefeitos era de uma importância considerável e estava chegando também em um momento certo quando a UFRB estava programando seu plano de expansão e crescimento para o próximo quadriênio. Disse mais ainda o reitor Paulo Gabriel que a UFRB já estava comprometida com a mobilização do CONSISAL e no mesmo momento colocou técnicos à disposição do consórcio para orientar na formatação do Projeto que deve começar com aspecto de quem tem pressa.

O vice reitor, Dr. Silvio Solla, que é oriundo da região sisaleira, manifestou-s também entusiasmado com a idéia, parabenizando a iniciativa dos prefeitos e falou que a luta deveria começar já. Com isso, um novo encontro já ficou ali agendado para continuação dos trabalhos no município de Queimadas no próximo dia 19.

O CONSISAL é Autarquia Interfederativa criada em Agosto do ano passado, construído inicialmente pelos municípios de Cansanção, Itiúba, Monte Santo, Queimadas e Serrinha, atualmente já conta com a adesão de outros municípios como Araci, Barrocas, Candela Ichu, Lamarão, Nordestina e Teofilândia e tem como o objetivo promover o desenvolvimento sustentável no território e promoção do bem-estar de forma socialmente justa e ecologicamente equilibrada. “Dentre suas finalidades, cuidar da elaboração de propostas para o desenvolvimento regional, inclusive realizando debates e executando estudos entre eles a implantação de uma universidade à exemplo dos outros território como o próprio Recôncavo.