sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

TUCANO – O POVO AGONIZA POR ÁGUA


A falta de compromisso da administração pública do município de Tucano tem deixado a população carente totalmente desassistida. Tucano possui um dos maiores lençóis freático da região nordeste da Bahia, é vergonhoso dizer que em varias comunidades rurais a população passa sede.

As comunidades de Lagoa dos Quatis, Casa Nova, Riacho do Moreira Mandacaru, dentre outras localidades que dependem do fornecimento de água através do famoso carro pipa, sofrem com a falta da mesma. Devido o descaso de uma administração catastrófica e descompromissada com seu povo.

A convite dos moradores das comunidades de Paus Brancos e Queimada das Aboboras na ultima quarta-feira dia 02 de fevereiro, a equipe do programa Tucano Verdade, juntamente com o vereador Ronaldo Moura Dantas (PRB), ouviu relato dos moradores em relação ao sofrimento pelo qual estão vivendo a mais de seis meses. Segundo os moradores durante a campanha eleitoral o Prefeito José Rubens (PSB), fez as mais diversas promessas, mas até o momento nada se cumpriu.

O sofrimento dos moradores daquela comunidade é incalculável, muitas vezes falta água potável para beber e tem que se submeterem a matar a sede com água de barreiros.

Outro problema também existente nas comunidades é a falta de manutenção das estradas vicinais, os proprietários de caminhões pipas não querem ir até as localidades, alegando correr o risco de quebrarem seus veículos e tomarem prejuízos.

Durante a entrevista que fizemos ouvimos um grande desabafo de uma moradora, que disse: “Se o prefeito (Rubinho) não fosse autoridade e viesse aqui eu teria coragem de afogá-lo na lama pra ele beber e sentir o sabor da água suja que nos bebemos e adquirir algumas verminoses para reduzir o tamanho de sua barriga” ironizou Dona Ivonete.

Enquanto a população sofre pelas péssimas condições das estradas que ligam a sede do município até as comunidades, o Prefeito utiliza as máquinas da Prefeitura para fazer uma avenida que não possui nenhuma residência. Os únicos beneficiados são os postos de gasolina do prefeito e seus irmãos.

Ao presenciar o sofrimento do povo o vereador Ronaldo disse que nos dias atuais é inadmissível aceitar tamanha falta de compromisso do prefeito para com seus munícipes. Segundo o vereador enquanto o povo conclama por água, estradas, saúde, educação e outros serviços essenciais ao ser humano o prefeito constrói a maior obra particular de nossa cidade, uma verdadeira hegemonia.

Cabe a cada um de nos tucanenses aprendermos a votar e eleger cidadãos comprometidos com o povo.