terça-feira, 15 de setembro de 2009

POLÍTICA E CORRUPÇÃO


A corrupção política significa o uso ilegal - por parte de governantes, funcionários públicos e agentes privados - do poder político e financeiro de organismos ou agências governamentais com o objetivo de transferir renda pública ou privada de maneira criminosa para determinados indivíduos ou grupos de indivíduos ligados por quaisquer laços de interesse proprio.
Política e corrupção parecem acompanhar a saga humana na perspectiva do exercício do poder. Em particular, em alguns municípios do Brasil, parece ser um mal inevitável, como uma conjugação fatal.
A tentação à corrupção parece ser um fato normal no sentido de que aconteceu e acontece. Ceder a ela, todavia, não é uma necessidade lógica de seu exercício. Ceder e, de alguma forma, não ser punido, parece ser ainda pior, pois o crime, nesse caso, é protegido por outro.
Existem pessoas que agem segundo as leis e normas reconhecidas como legais do ponto de vista constitucional. No entanto, também existem pessoas que desrespeitam leis e normas para obter benefício pessoal. Essas pessoas são conhecidas sob o nome comum de criminosos. No crime de corrupção política, os criminosos – ao invés de assassinatos, roubos e furtos - utilizam posições de poder estabelecidas no jogo político normal da sociedade para realizar atos ilegais contra a sociedade como um todo. Alguns políticos usam o cargo que ocupam para se beneficiarem, neste caso caracterizamos como tráfico de influência.
A corrupção política implica que as leis e as políticas de governo são usadas para beneficiar os agentes econômicos corruptos (os que dão e os que recebem propinas).
O dinheiro desviado para os “propineiros” deveria ser empregado para o bem estar e social daqueles que através do voto elegeram seus representantes, os quais, pela falta de ética, honestidade, responsabilidade e até pela falta de temer a Deus se tornaram tão egoístas que não conseguem ver nada além de seus próprios umbigos.
Segundo a Conferência dos Bispos, realizada em 18 de junho de 2009, a corrupção aumenta “o fosso das desigualdades sociais” e também a “miséria, a fome e a pobreza”. “A corrupção trai a justiça e a ética social, compromete o funcionamento dos governos, decepciona e afasta o povo da participação política".Portanto vamos dar um basta à CORRUPÇÃO.