sexta-feira, 25 de junho de 2010

Araci fez a melhor ornamentação do São João de toda a região


município fez uma ornamentação temática alusiva a Copa do Mundo, e o Arraiá do Raso ganhou até um campo de futebol na Praça da Conceição.
A prefeita de Araci, Maria Edneide Torre Silva Pinho (DEM), conhecida por Nenca, abriu oficialmente na noite de quarta-feira (23) o "Arraiá do Raso", depois de supervisionar no final da tarde toda decoração da Praça da Conceição, verificar os palcos, sistema de som e vê que tudo estava pronto para começar uma das mais tradicionais festas do município.
Com a cidade enfeitada de verde e amarelo em homenagem a participação da seleção brasileira na copa do mundo, a prefeitura montou uma réplica de um campo de futebol na entrada da Praça, onde a prefeita Nenca pousou para foto oficial e confirmou para equipe do CN, que tudo estava pronto e a festa podia começar.
Exatamente neste momento entrava no circuito a quadrilha do Chico Doce, tendo como "padre" do casamento caipira, o radialista José Socorro. Os homens carregavam uma grande bandeira verde e amarelo e por baixo dela, as mulheres que seriam seus pares durante a dança. Ela fez questão de lembrar do artista prático César Rassear, que desde que era primeira dama e durante seus dois mandatos o ajudou na tarefa.
A prefeita demonstrou também preocupação com a segurança e pediu todo empenho da equipe dos guardas municipais, que serão revezados por grupo de vinte homens e a polícia militar terá um efetivo de 25 policiais por dia.
"O melhor São João dos últimos tempos em Araci" - Essa tem sido a opinião geral da comunidade em relação aos festejos juninos organizados pela Prefeitura Municipal. O espírito democrático da festa - ninguém precisa pagar nada para assistir às apresentações musicais - tem sido um dos aspectos ressaltados pelas pessoas que têm freqüentado a Praça da Conceição.
Infraestrutura - Um palco convencional coberto em estrutura metálica, de maneira a garantir enorme diversidade de abertura de boca, com piso especial e forração em compensado, denominado de palco 2, foi montado para apresentação das atrações locais, com objetivo de prestigiar os artistas locais, e o palco 01, com a formação de uma concha com cobertura no formato geodésico totalmente construído em estrutura de alumínio revestida com lona anti-chama, medindo 18 metros de frente e 14, de profundidade e um sistema de som free. Foram montados 15 sanitários químicos e 14 toldos, onde funcionarão as barracas.
Apresentações musicais de qualidade, com forró tradicional, têm levado milhares de pessoas para o centro da cidade, com um estilo que agrada todas as idades. Na quarta-feira (23), no palco 01, se apresentaram Cabral do Forró, Amor de Cinema, Os meninos de Seu Zé e Bonde do Malandro e no palco dois, Bonde da Hora, Luciano Macedo, Forrozeiro Cobeu, Inovação do Forró e G. Farias. Antes, foi apresentada a Peça Teatral "Fuga num São João", sob a direção de Fernando Peltier. "Ninguém fica parado no São João de Araci, pois aqui não tem intervalo. Quando uma banda esta se organizando, no outro palco, tem o forró comendo no centro", falou o secretário de cultura, esporte, turismo e eventos, Gidalti Moura.
Nesta quinta-feira (24), se apresentarão no palco principal as bandas de Zezinho da Ema, Cacique do Nordeste e Bonde do Calypso. Na sexta-feira (25), vão se apresentar as bandas Pisa Macio, Catuaba com Amendoim e Xote de Anjo e no último dia dos festejos, sábado (26) se apresentarão as Bandas: Menina Faceira, Trio Nordestino e Del Led.
No palco 02, na quarta-feira (23), se apresentarão Luciano Macedo, Bonde da Hora, Forrozeiro Cobeu, Inovação do Forró e G. Farias. Na quinta (24), Será à vez da Bananinha do Forró, D´loudes, Malucos do Forró, Me Chama e Vandelson, e na sexta (25), vão se apresentar Os Plays Boys, Os Morenos, Chamego Nova, Mario & Cia e Skema 10, encerrando com Cláudinha Braw, Amor na Rede, Novo Xodó, e Kout´s.
Por: Valdemi de Assis / fotos Raimundo Masacarenhas